Tempo em Lafaiete: Hoje: 26° - 13° Agora: 18° Sábado, 20 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,203 Euro agora: R$ 5,536
Nayara Costa


Inverno: temporada oficial de tratamento do melasma



 

Bem-vindo, julho: temporada oficial de tratamento do melasma! É durante a época do inverno que a procura para retirada ou diminuição do aparecimento das famosas “manchinhas” no rosto aumentam. Mas porque escolher exatamente esse período e o que é, de fato, o melasma? Na coluna de hoje também vou explicar um pouco mais sobre as linhas de tratamento.

O melasma é caracterizado por manchas escuras, que surgem, na maioria das vezes, no rosto. Essas marcas costumam aparecer bastante na região da bochecha, testa e buço, após uma intensa exposição solar, durante a gravidez, ou devido ao uso prolongado de pílula anticoncepcional. Apesar de ser muito comum nas mulheres, o melasma também pode surgir em homens, devido à alta incidência de exposição solar ou fatores genéticos.

Quais são as formas de tratamento?

A primeira coisa a ser feita é procurar um dermatologista. Somente o profissional é qualificado para indicar o tipo de melasma existente e qual a melhor forma de tratamento, de acordo com o seu tipo de pele.

Após todos os diagnósticos, é hora de iniciar o tratamento. Basicamente, a maior parte é realizada em casa, mantendo os cuidados diários. Além disso, ele também conta com cremes à base de ácidos e vitaminas. Aliados a estes cremes, estão também os protetores solares com fator de proteção indicado pelo dermatologista que, mesmo dentro de casa, devem ser aplicados a cada uma hora, pois bloqueiam a ação de raios solares e luminosos na pele, protegendo também contra os efeitos negativos dos ácidos presentes nos cremes do tratamento.

Já no consultório, existe uma outra linha de cuidado utilizada pelos médicos: são os lasers. O profissional aposta nos peelings clareadores, lasers e indução percutânea de colágeno. Geralmente este tipo de tratamento é feito uma vez a cada 15 dias.

Porque no inverno?

Tanto os tratamentos com laser, como os peelings e clareadores (mesmo os feitos em casa), quando os demais tratamentos, não devem ser expostos ao sol, já que a pele tende a ficar mais sensível e a radiação solar pode causar o processo inverso à eliminação das manchas.

Mas lembrem-se: não é porque o procedimento é mais indicado no inverno, que não vai ter sol. Os cuidados devem ser redobrados e o protetor solar deve ser usado todos os dias do ano.

Gostaram? Espero que sim! Um abraço (virtual) e até a próxima edição.

 

 

 

 

 

 

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 03/07/2020

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna