Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 16° Sexta, 19 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,242 Euro agora: R$ 5,582
Pesca


Lago de Três Marias tem nível mais alto em 8 anos



Os temporais que caem sobre o Sudeste e o Nordeste desde janeiro trouxeram a boa notícia da recuperação do armazenamento de água nas usinas hidrelétricas de grandes bacias hidrográficas do país. O reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Marias, localizada na cidade de mesmo nome da região Central de Minas Gerais, atingiu nível de água acumulada que não se via há oito anos. O volume útil da represa alcançou 95,7,6%, neste mês, melhor resultado desde 2012, quando estava em 89,2%. Os dados são do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Brasil.


O nível atingido da capacidade de armazenamento da represa de Três Marias também é um dos melhores já registrado durante os meses de maio na série histórica de acompanhamento dos dados hidrológicos dos reservatórios das principais hidrelétricas do país. Somente em 2009, com nível de 93,4%; 2007, 89,7%; e 2012 (89,2%) os números desse que é um dos principais reservatórios da bacia hidrográfica do rio São Francisco foram superiores ao patamar atual.


Com o aumento do volume de água na hidrelétrica, para evitar inundações, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) abriu, parcialmente, as comportas da usina. Em 24 de dezembro de 2019, o nível de água acumulado era de 56% da capacidade total de armazenamento. De acordo com a concessionária, a abertura de comportas tem o objetivo de evitar que seja atingido o limite de armazenamento, provocando transtornos e inundações nas comunidades ribeirinhas do São Francisco. A medida não era tomada desde janeiro de 2012.


O ONS, por sua vez, havia informado nos últimos dias que a previsão de chuvas se mantém nas bacias do São Francisco, Paranaíba e Grande, assim como na região Norte do país. Em recente reunião, os técnicos destacaram que a Bacia do São Francisco teve chuva acumulada acima da média, em 102%.


Por meio de nota enviada à imprensa, a Agência Nacional de Águas (ANA) creditou às chuvas o bom momento da usina de Três Marias. “Duas causas fazem o armazenamento de um reservatório de água subir: chuvas e aumento das afluências (água que chega) nas regiões a montante (acima) do reservatório. É o caso de Três Marias, que teve um grande volume de chuvas nas cabeceiras do Rio São Francisco”, informou.

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Pesca, no dia 15/06/2020




Comente esta Coluna