Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 18° Agora: 18° Sexta, 29 de Março de 2024 Dólar agora: R$ 5,015 Euro agora: R$ 5,360
Nayara Costa


Fique no controle! Aprenda a lidar com os sintomas de estresse e ansiedade durante a pandemia



A Organização Mundial de Saúde (OMS), no último mês, apresentou um relatório à Organização das Nações Unidas (ONU), preocupada com uma crise global de saúde mental em virtude do isolamento social e dos impactos que a pandemia do novo Coronavírus vêm causando em todo o mundo. O relatório ainda destaca que crianças, jovens e profissionais de saúde são os mais suscetíveis a tais transtornos. Mas o que podemos fazer para amenizar as crises e os sintomas de estresse e ansiedade, e assim conseguir enfrentar o momento? É justamente sobre isso que irei falar no texto de hoje!

Segundo uma pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), os problemas de saúde mental estão aumentando em escala preocupante no Brasil. Os dados apontam que os casos de depressão quase dobraram e os de ansiedade e estresse tiveram um aumento de 80%. Realmente estamos vivendo tempos difíceis e a angústia e o medo das incertezas do futuro não ajudam em nada a manter a calma. Aliadas a isso, temos informações chegando 24h por dia, o que muitas vezes nos leva a ter pensamentos excessivos e as crises de ansiedade só aumentam.

As crises de ansiedade podem alterar as funções do hipotálamo, responsável por manter equilibrados os hormônios do sono, estresse, emocional e apetite. E são justamente estas alterações que podem até enfraquecer o nosso sistema imunológico.

Como diminuir os sintomas de ansiedade e estresse?

Pode parecer difícil, mas a receita de ouro para enfrentar este período é manter a calma. E ações simples, mesmo dentro de casa, podem amenizar as crises de ansiedade: reserve um tempo do seu dia para praticar atividades físicas, medite, separe este tempo para aprender coisas novas, como uma receita ou ler um livro. Desligue-se das notícias do dia e conecte-se aos amigos e familiares por meio de chamadas de vídeo, por exemplo.

Agora, mesmo se nada disso for suficiente e você sentir falta de algo para se acalmar, evite fazer uso de medicamentos. A automedicação traz inúmeros riscos para a sua saúde. Opte por produtos naturais: os chás, por exemplo, são grandes aliados nessas horas e existem inúmeros tipos para diversos momentos.

Além disso, farmacêuticos podem indicar ou orientar manipulados feitos à base de produtos 100% naturais e com a dosagem certa para amenizar o que você está sentindo. Mas lembre-se: se possível, procure conversar com o seu médico de confiança antes de usar os fitoterápicos.

E lembrem-se: cuidar da sua saúde, tanto física quanto mental, é fundamental para que você possa atravessar esse momento. Se todos estiverem bem, estaremos mais fortes. Espero que tenham gostado do texto, até a próxima edição!

 

 

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 12/06/2020

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna