Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 20° Sexta, 19 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,193 Euro agora: R$ 5,529
Amanda Oliveira


Saiba quais são os alimentos que ajudam no controle de dermatites



A dermatite é uma doença inflamatória da pele que gera vermelhidão, coceira e bolhas, e pode surgir em qualquer idade, atingindo qualquer parte do corpo. A doença tem cura e depende muito do tipo e da causa, mas, na maioria dos casos, o tratamento é com base em remédios e cremes de indicação dermatológica.

Existem dois tipos de dermatite de contato: a alérgica e a irritativa.

A dermatite de contato alérgica é a alergia ou a sensibilidade a alguma substância como níqueis, metais e algumas fragrâncias que podem desencadear o surgimento desse tipo. Os sintomas costumam aparecer de 1 a 2 dias após o contato com o agente alergênico, sendo a coceira um dos primeiros sinais da inflamação.

Já a dermatite de contato irritante é a mais comum. Ocorre quando há a irritação da pele após o contato com produtos químicos, ácidos, detergentes ou sabonetes. Dor, ardência e coceira na pele podem ser sentidos, pois são sintomas recorrentes a cada vez que o paciente entra em contato com a substância.

Existe também a dermatite atópica, que trata-se de uma doença genética, crônica, que, nas últimas duas décadas vem sendo considerada um transtorno de desregulação do sistema imune. Seu surgimento é mais comum nas dobras dos braços e na parte de trás dos joelhos, caracterizando-se por pele seca, erupções que produzem coceiras e crostas, não apresentando contágio por contato

Causas

A dermatite pode surgir por diversos motivos, sejam eles genéticos, emocionais ou desencadeados por agentes externos, como o clima frio e a oleosidade de nossa pele. As causas da doença, muitas vezes, estão relacionadas com os seus tipos e cada um deles necessita de um tipo específico de tratamento.

Tratamento

Não há cura definitiva para a dermatite atópica. Sabe-se que nesse caso, alguns alimentos causam maior manifestação dermatológica e exclusão deles na alimentação reduz os sintomas. São os alimentos alergênicos como leite, glúten, aditivos alimentares, trigo, soja, frutos do mar (camarão, ostra), ovos, amendoim, e carne de porco.

Probióticos (bactérias boas), principalmente bifidobactérias, tem sido administrados nestes casos, pois possuem ação imunomodulatória sobre o sistema imune adaptativo e inato intestinal, melhorando a barreira mucosa intestinal e reduzindo a produção de substâncias inflamatórias no trato digestivo Outro suplemento indicado é o ácido gama-linolênico (GLA), presente nos óleos de borragem e prímula.  O mesmo possui efeitos antiinflamatórios na pele, diminuindo a coceira e o ressecamento. A curcumina presente no açafrão da terra e a piperina presente na pimenta do reino são excelentes anti inflamatórios naturais, atuando como corticóide natural sem intercorrências clinicas.

Em adultos existem estudos com fitoterápicos como o ginseng, a erva de São Cristóvão e o alcaçuz, com bons resultados. Porém, outras pesquisas ainda são necessárias para avaliação da eficácia clínica e segurança, principalmente quando administradas por longos períodos.

O controle bioquímico e até mesmo a suplementação de Vitamina D são muito importantes para diminuir a incidência e tratar as dermatites. A mesma facilita a cicatrização das feridas e reduz a síntese de substâncias inflamatórias. Alimentos ricos em antioxidantes, como a vitamina A, vitamina E e zinco estão indicados.

Além da alergia alimentar, a dermatite pode ter outras causas, como alergia a ácaros, pólen, poeira ou a algum tipo de tecido, por exemplo, por isso é importante fazer um teste de alergia para identificar qual o fator causador da dermatite.

 

Alimentos que ajudam no controle das dermatites
 

Peixe: Os ácidos gordos ómega 3 encontrados no peixe, como no salmão, atum, sardinhas ou mesmo no marisco, possuem propriedades anti-inflamatórias que combatem os danos causados pela exposição prolongada ao sol. Comer peixe duas a três vezes por semana é suficiente, especialmente se a sua dieta já contempla bastantes alimentos saudáveis para a pele.

Legumes folhas verdes: A vitamina A, um dos nutrientes mais importantes para a saúde da pele, combate o envelhecimento precoce, a formação de escamas e a desidratação. A vitamina A é também essencial para a renovação celular e promove o crescimento de nova pele. Os espinafres e brócolis, por exemplo, são excelentes fontes de vitamina A, sejam frescos, crus, cozidos ou cozinhados a vapor, os legumes de folha verde são excelentes agentes para a saúde da pele.

Citrinos: Consumir citrinos numa base diária vai ajudar a manter a pele hidratada, o que a longo prazo vai prevenir as rugas. A vitamina C é um antioxidante muito poderoso que pode manter o colágeno na estrutura da pele e impedir a flacidez. Contudo, e porque a vitamina C é solúvel na água, os níveis desta vitamina que podem ser armazenados no corpo são reduzidos, o que significa que é necessário de fortalecer o seu “stock” natural diariamente. As laranjas são uma das melhores fontes de vitamina C, mas as mexericas, limões e limas são também excelentes escolhas para manter os níveis de vitamina C regulares.

Água: Juntamente com as fibras, a água estimula o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas do organismo, impedindo que o seu acúmulo seja refletido na pele. A hidratação e a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio da pele são garantidas com uma ingestão adequada de água. A ingestão recomendada para promover benefícios à saúde da pele é de oito copos ou dois litros/dia. Se não houver boa hidratação, podem ocorrer constipação intestinal, aumento de celulite, problemas renais, pele e cabelos ressecados e desidratados. Para aumentar a hidratação, é necessário obrigar-se a beber água, andar com garrafinha ou deixá-la sobre a mesa. Um bom parâmetro para verificar maior necessidade de líquido é a cor da urina (quanto mais escura, maior a necessidade de água).

 

A modulação intestinal e imunológica são essências, pois o intestino (2° cérebro humano) é responsável pela absorção de nutrientes provindos da alimentação e por 70 % do nosso sistema imunológico, logo manter uma microbiota saudável através de alimentos saudáveis e de nutrientes imunomoduladores fará toda a diferença. Diminuir processos inflamatórios, melhorar a resposta imunológica, gerenciar o silenciamento de processos alérgicos; são funções do Nutricionista. Somente a Nutrição sabe como orquestrar e equilibrar os nutrientes em prol da melhora da saúde e prevenção / controle das dermatites.

 

 

 

 

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Amanda Oliveira, no dia 21/05/2020

Amanda Oliveira


Nutricionista esportiva e clinica funcional

amandaoliveira.nutri@gmail.com
(31) 99284-2063 
(31) 997998600



Comente esta Coluna