Tempo em Lafaiete: Hoje: 27° - 16° Agora: 21° Terça, 16 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,185 Euro agora: R$ 5,506
Aloisio Ramalho


Motivação em tempos difíceis



O que leva uma pessoa a estar motivada apesar da situação difícil em que o país se encontra?

 

Há uma frase antiga que diz “motivação é uma porta que só abre pelo lado de dentro”. Ou seja, ela parte de cada um de nós, ninguém tem a capacidade de motivar o outro. As pessoas dizem: “minha equipe precisa estar motivada”, “preciso motivar meus filhos”. Embora o significado de motivação seja movimento, não devemos confundir motivação com estímulo.

 

Imagine que você é o CEO (pessoa com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização) de uma empresa e precisa motivar um membro de sua equipe, o que você pode fazer? Pode dar um incentivo, um estímulo, ser a mola propulsora para buscar algo, mas não consegue fazer com que ele tenha uma atitude que deve partir dele. Ele irá cumprir o que você disse, como se fosse uma tarefa como qualquer outra, não estará de fato motivado. Você pode trabalhar com uma equipe desmotivada? Pode, contudo ela não vai desempenhar o trabalho de uma forma mais completa, fará o que você disse para fazer e apenas isso.

 

Além da diferença entre estímulo e motivação existe também uma diferença entre dever e motivação. Em determinados grupos o dever é a motivação, por exemplo, militares, bombeiros, são funções onde o dever é a motivação por si só, ou seja, se existe uma missão, ela deverá ser cumprida a qualquer custo. O famoso lema de “missão dada é missão cumprida”, a pessoa que atua nessa área já tem a percepção que a sua obrigação é a sua motivação, algo que a movimenta por dentro.

 

Contudo o que leva uma pesssoa que atua em outras atividades profissionais estar motivada?. Qual o motivo de fazer o que eu faço? A resposta a esse questionamento vai revelar de onde vem a minha motivação. Motivação é uma atitude interna.  É o desejo que cada um tem, o que traz a sensação de estar completo e permite o reconhecimento. Eu me conheço nas minhas atitudes.

 

Portanto, é através do autoconhecimento que poderemos entender o que nos motiva, o que nos faz feliz.

 

Torço para que este pequeno texto tenha servido de reflexão.

 

Forte abraço!



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Aloisio Ramalho, no dia 12/05/2020

Aloísio J M Ramalho


Consultor Empresarial

Contatos:

aloisioramalho@ymail.com

(31) 9 9876-6835

 



Comente esta Coluna