Tempo em Lafaiete: Hoje: 26° - 13° Agora: 22° Sábado, 20 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,203 Euro agora: R$ 5,536
Nayara Costa


As novas regras de etiqueta social



 

O mundo está diferente, não vemos mais tantas pessoas e carros nas ruas como antes. Não podemos visitar nossos familiares e nem dar aquele abraço apertado em quem amamos. A pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus levou cidadãos do mundo todo a voltarem suas atenções para si mesmos e levantou a discussão sobre os hábitos de higiene adotados por cada um.

Entretanto, apesar de todas as precauções que já estamos cansados de ouvir para proteger a nossa saúde, ainda existem pessoas que não cumprem as medidas de proteção à risca, e o pior, não respeitam quem está próximo tentando se proteger. É por isso que no texto de hoje vou falar um pouco mais sobre as novas regras de etiqueta que devemos seguir e dar algumas dicas de coisas simples, mas que podem preservar você e sua família.

É impossível ficarmos dentro de casa o tempo todo, muitos continuam trabalhando, e mesmo quem está em quarentena, em alguma hora precisa sair para ir ao supermercado, farmácia, no banco e por aí vai. Contudo são nessas “escapadas” que o descuido acontece. Nas ruas, muitas pessoas saem desprotegidas e não se preocupam em tocar nos objetos ao redor sem proteção. Somado a isso, ainda temos aquelas com o péssimo hábito de levar as mãos à boca ou aos olhos, o que abre portas para uma série de infecções e não só a Covid-19.

Regras de ouro para quando sair às ruas

Não custa nada mudar seu comportamento ao sair de casa. São medidas muito simples de serem adotadas e que cabem dentro da sua bolsa, mochila ou até mesmo no bolso da calça. Primeira regra: a partir de agora, sempre que precisar sair você vai levar uma máscara de rosto. Pode ser de pano, TNT, meia, ou até mesmo aquelas descartáveis. Se quiser usar assim que estiver na rua, melhor ainda, se não, lembre-se sempre de colocá-la ao entrar em algum estabelecimento.

Segunda regra: carregue com você sempre um frasco de álcool gel! Eles são pequenos, não ocupam quase nenhum espaço, e podem ser seu grande aliado. O álcool 70% pode substituir a higienização das mãos quando você não tiver acesso à água e sabão.

Terceira regra: lembre-se da etiqueta da tosse! Aprendemos muito com a gripe suína em 2009, mas parece que muita gente já se esqueceu. Em público ou sozinho, ao tossir e espirrar, JAMAIS, faça isso sem cobrir a boca e, NUNCA cubra com as mãos. Cubra o rosto com o braço e de preferência com algum lenço descartável entre a pele do braço e do rosto, assim você deverá descartá-lo imediatamente após o uso e limpe o local em seguida com álcool ou água e sabão. Ah! E se estiver dentro de algum estabelecimento comercial com mais pessoas juntas, prefira se afastar quando a vontade de tossir ou espirrar chegar.

Respeito é tudo

Por fim, a principal regra da etiqueta é o respeito! Respeite a pessoa que está próxima a você. Como? Não ignorando as regras de proteção à saúde, respeitando os estabelecimentos que se encontram abertos por serem considerados essenciais para o seu bem-estar e as medidas de segurança que eles impuseram.

Além disso, é quase involuntário cumprimentarmos as pessoas com abraços e os famosos dois beijinhos no rosto. Porém o momento agora é de se reinventar, deixe o clássico cumprimento para outra hora e abuse da sua criatividade para saudar as pessoas de longe. Essa é uma das grandes formas de mostrar o respeito.

Também não faça visitas, principalmente a idosos ou crianças, eles são os maiores grupos de risco da Covid-19. Para matar a saudade de quem se ama, faça visitas virtuais, com chamadas de vídeo, envio de fotos ou ligações. Neste momento devemos estar conectados uns com os outros como nunca antes estivemos, somente assim seremos mais fortes que a pandemia e venceremos mais esta batalha.

Espero que tenham gostado do texto e, tenho a certeza, que você anotou todas as regras que passei. Certamente após a leitura, se não as utilizava, passará a adotar estas e outras medidas de prevenção. E se já usa, com certeza irá reforçá-las daqui para frente. Um abraço virtual e até a próxima edição!

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 16/04/2020

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna