Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 15° Sábado, 20 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,203 Euro agora: R$ 5,536
Graziele Mendes


Ovo: mocinho ou vilão



Esse alimento vêm sendo alvo de discussão e dúvidas sobre seu potencial nutricional, será prejudicial ou benéfico à saúde?

Pois bem, o ovo é um alimento fonte de vários nutrientes, como vitaminas A, D, E, B2, B9, B12 e colina; minerais e proteínas de alta qualidade. Em sua clara encontra-se proteína e na gema lipídeos, vitaminas, minerais e compostos bioativos que proporcionam melhoras nos níveis de marcadores inflamatórios (substâncias relacionadas às alterações metabólicas e a probabilidade de desenvolvimento de doenças crônicas, como as cardiovasculares e o câncer) e os níveis plasmáticos de HDL-c, uma vez que introduzido em uma alimentação saudável.

Anos atrás, não havia dúvida sobre a relação entre o consumo do ovo e o aumento do colesterol no sangue, causando danos à saúde. Entretanto estudos recentes identificaram que essa relação não é verídica. Apesar de o ovo ser rico em colesterol, a ingestão de um ovo ao dia para a população em geral, inclusive pessoas dislipidêmicas (anomalias quantitativas ou qualitativas das gorduras) não aumenta os níveis séricos de colesterol e o risco cardiovascular, desde que seja cozido, sejam limitados outros alimentos ricos em colesterol na dieta, como carne vermelha, afinal substitui o ovo, leite integral, embutidos e outros alimentos de origem animal, e que se mantenham hábitos de vida saudáveis.

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Graziele Mendes, no dia 14/04/2020

Graziele das Graças T. Mendes


Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva

grazielemendes6@gmail.com
(31) 99880-2324



Comente esta Coluna