Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 18° Agora: 21° Sexta, 29 de Março de 2024 Dólar agora: R$ 5,015 Euro agora: R$ 5,360
Graziele Mendes


Você sabe identificar a diferença entre um alimento Diet e light?



A expressão diet e light são frequentemente utilizadas nas embalagens de alimentos e, portanto, é fundamental compreender essa diferença.

É classificado como alimento diet, aquele produto que é isento de um determinado ingrediente, seja açúcar ou gordura por exemplo.  Esses produtos tem a finalidade de auxiliar em dietas que se deve restringir certo nutriente, como por exemplo na diabetes, onde os portadores  necessitam ingerir alimentos que não contêm açúcar.

Por outro lado o alimento light apresenta uma redução de no mínimo 25% no valor energético (calorias) ou no conteúdo de algum componente (açúcar, gordura, colesterol, sódio, entre outros) comparado ao alimento de referência ou convencional. 

Portanto, seja diet ou light, sua ingestão indiscriminada para a população que objetiva perder peso ou controlar a glicemia não é aconselhável, pois para manter textura e sabor do produto quando se retira gordura a quantidade de açúcar é elevada e vice e versa.

A publicidade desses produtos explora suas vantagens diante dos produtos regulares (“menos calorias”, “adicionado de vitaminas, fibras e minerais”), com isso são vistos como produtos saudáveis, onde não ocorre limites para ingestão. Alimentos diet e light são ultraprocessados, diante disso a ingestão deve ser evitada dando preferência a alimentos in natura, minimamente processados e preparações culinárias, pois assim pode-se controlar a adição de açúcar, gordura e sal.

 

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Graziele Mendes, no dia 09/04/2020

Graziele das Graças T. Mendes


Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva

grazielemendes6@gmail.com
(31) 99880-2324



Comente esta Coluna