Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 17° Agora: 18° Quinta, 18 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,233 Euro agora: R$ 5,600
Graziele Mendes


Entenda a diabetes e saiba quais alimentos são aliados ao seu tratamento



O Diabetes mellitus (DM) é uma doença que possui diversas causas, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina de exercer adequadamente seu papel. Os sintomas incluem perda inexplicada de peso, polidipsia (muita sede), poliúria (urina muito). A longo prazo incluem danos, disfunção e falência de vários órgãos, especialmente rins, olhos, nervos, coração e vasos sanguíneos.

Existem vários tipos de DM:

Tipo 1: resultante de uma doença autoimune, onde ocorre destruição das células beta pancreáticas. 

Tipo 2: Onde a produção de insulina é insuficiente, decorrente de sedentarismo e alimentação incorreta.

Outro tipo de diabetes é a associação com outras doenças ou com uso de fármacos diabetogênicos.

DM gestacional, acontece durante a gravidez, pode ocorrer a diminuição da tolerância à glicose, podendo ou não persistir após o parto.

A alimentação adequada é um fator determinante na DM. O cromo é um mineral indispensável no seu tratamento, visto que proporciona equilíbrio no nível de açúcar no sangue. É possível encontrar esse mineral em alimentos como: feijão, ovos, cebola e cacau em pó sem açúcar.

Os tubérculos, como batata, cenoura, inhame e beterraba, podem ser consumidos, entretanto devem vir sempre acompanhados de uma proteína, seja uma carne magra ou uma porção de feijão, para que a absorção do carboidrato seja diminuída.

A biomassa de banana verde e a canela são alimentos que merecem destaque para os diabéticos, pois auxiliam no controle da glicose. Procure acrescentar esses alimentos, seja em sucos, vitaminas, na fruta, ou até na comida.

O diabético precisa ter cuidado para não realizar refeições em grandes quantidades e também não pode ficar muito tempo sem se alimentar. Além disso é preciso ter uma dieta adequada em carboidratos. Diante disso um plano alimentar individualizado e realizado por um nutricionista é indispensável!

Atenção a quantidade de frutas consumidas diariamente, pois a mesmo possui açúcar, denominado frutose.  Prefira os carboidratos integrais pois o açúcar cai lentamente na corrente sanguínea ao contrario dos carboidratos simples. Evite alimentos gordurosos, leite integral, frituras, açúcar, bebida alcoólica, embutidos, refrigerante em pó. Não utilize açúcar substituindo por adoçante ou sem adoçar, devemos gostar do alimento pelo seu sabor natural e não pela adição de sal o açúcar. Tudo é questão de hábito.

Entenda as diferenças entre os tipos de adoçante:

O aspartame pode apresentar risco de câncer ao contrario do ciclamato. Sucralose também pode ser considerado seguro por não apresentar risco de câncer e pode ser usado inclusive na gestação, mas o ideal é o Stévia, esse é derivado de uma planta, sendo portanto mais natural. Atenção quando utilizado em preparações que vão a fogo, utilize edulcorantes que toleram alta temperatura, visto que, qualquer tipo de adoçante pode gerar alteração de sabor.

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Graziele Mendes, no dia 26/03/2020

Graziele das Graças T. Mendes


Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva

grazielemendes6@gmail.com
(31) 99880-2324



Comente esta Coluna