Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 16° Sexta, 19 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,242 Euro agora: R$ 5,577
Aloisio Ramalho


Dicas para empresários em tempos de Coronavírus



Dica 1: Projetar receitas e despesas dos próximos meses

Se possível, deve-se separar as despesas por tipo de gasto. Assim será possível saber quanto vai ser preciso gastar com cada despesa e quanto dinheiro será preciso para manter o negócio pelos próximos meses.

 

Dica 2: Tentar reduzir os custos

Em tempos de baixa arrecadação, a primeira medida é reduzir os custos - tentar negociar contratos de aluguel, contratos com empresas terceirizadas, diminuir a conta de energia, entre outras medidas para controlar o caixa.

 

Dica 3: Abrir canais de vendas online

Desde que respeitados os critérios de higiene e de controle do coronavírus, empresas podem seguir entregando seus produtos aos clientes por meio do sistema de delivery e mantendo as vendas por Instagram e até WhatsApp.

 

Dica 4: Fazer promoções

Num período de baixo consumo as pessoas podem aproveitar para fazer promoções e vender os produtos que já estão há muito tempo em estoque. Também deve-se avaliar a possibilidade de diversificar o negócio aumentando o mix de produtos.

 

Dica 5: Manter contato com clientes

Profissionais que vendem serviços, e não produtos, também podem utilizar as redes sociais para manter os contatos com os clientes. Um personal trainer, por exemplo, pode passar séries de exercícios utilizando apenas o peso do corpo dos alunos.

 

Apesar de ser um período difícil para as indústrias, comércio e serviços, este é o momento em que a criatividade pode salvar os negócios.

Abraço e até a próxima!



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Aloisio Ramalho, no dia 23/03/2020

Aloísio J M Ramalho


Consultor Empresarial

Contatos:

aloisioramalho@ymail.com

(31) 9 9876-6835

 



Comente esta Coluna