Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 18° Agora: 24° Sexta, 29 de Março de 2024 Dólar agora: R$ 5,015 Euro agora: R$ 5,360
Graziele Mendes


Coronavírus: como melhorar a imunidade



A pandemia do Coronavírus está causando danos a milhares de pessoas em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial (OMS), há 170 mil casos confirmados e mais de 6.5 mil pessoas já morreram devido o Covid-19. Diante disso, garantir uma alimentação equilibrada é uma das principais estratégias para fortalecer o sistema imunológico e prevenir ou reduzir os sintomas da doença em caso de infecção. Segue algumas dicas:

Utilize alimentos antioxidante ao acordar ou ao dormir (água com limão, suco verde com couve ou roxo com uva/beterraba), suco de maçã com própolis, limão espremido com uma colher de café de cúrcuma).

Frutas como laranja, limão, acerola e tangerina apresentam alto teor de vitamina C. Duas ou três porções de frutas cítricas é o suficiente para suprir a necessidade diária. Entretanto, não é recomendado uma suplementação maior de vitamina C. A Sociedade Brasileira de Infectologia destaca que não é recomendado Vitamina C para o Coronavírus até novas informações. 

As bebidas fermentadas como Iogurte e kombucha, Yakult possuem probióticos, que são bactérias que proporcionam benefícios e vão colonizar nosso intestino, inclusive melhorando a resposta imunológica. 

Alface, espinafre, couve, brócolis e outros vegetais verdes possuem boa quantidade de vitamina C, ferro magnésio, vitamina K, fibras.

Castanhas, amêndoas, nozes, amendoim e outras oleaginosas contém quantidade de antioxidante muito alta.  Além de minerais como selênio e zinco, que são importantes para o sistema imunológico

Alho, cúrcuma, própolis e ômega 3.  

Durma bem, pratique atividade física, Se hidrate. A ingestão adequada de água é calculada individualmente, multiplicando seu peso por 30-35.

Evite alimentos industrializados (seu corpo não reconhece várias substâncias que contém neles, diminuindo sua imunidade).

Evite também o consumo de bebidas alcoólicas. Controle seu estresse.

Além da série de medidas para prevenção através da alimentação, lavar as mãos de maneira adequada, limpar e desinfetar objetos tocados com frequência, evitar ambientes com multidões, evitar tocar nos olhos; nariz; boca, sempre que tossir ou espirrar cobrir nariz ou boca com o cotovelo são formas de precaução.

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Graziele Mendes, no dia 18/03/2020

Graziele das Graças T. Mendes


Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva

grazielemendes6@gmail.com
(31) 99880-2324



Comente esta Coluna