Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 18° Sexta, 19 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,203 Euro agora: R$ 5,536
Graziele Mendes


Ergogênico nutricional



O conceito de ergogênico é definido como uma substância utilizada com o intuito de proporcionar  melhor  performance e desempenho na atividade física, principalmente na modalidade da musculação onde tais recursos são capazes de gerar maior energia, aumentar o tecido muscular, força mental, consequentemente prevenindo ou retardando a fadiga.

Uma alimentação equilibrada é essencial para que consigamos atingir a melhor performance esportiva. Sendo assim, se a alimentação apresenta-se deficiente em um determinado nutriente fundamental para a produção de energia durante o exercício, a performance será prejudicada.

Tipos de suplementos ergogênicos

Aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA): compõem três aminoácidos essenciais (leucina, isoleucina e valina), encontrados, principalmente, em fontes protéicas de origem animal. Entre seu efeito é possível descrever: auxílio na hipertrofia muscular; ação anticatabólica; reserva de  glicogênio; retarda a fadiga central; e melhoram o sistema imunológico. Um estudo foi realizado para analisar a resposta endócrina em corridas contínuas de uma hora. Foi concluído que a ingestão de BCAA promoveu aumento da liberação de testosterona após o exercício. O resultado deste estudo fez com que muitos passassem a utilizar esta suplementação como um auxílio no ganho de massa muscular.

Creatina (cr): Seu uso consiste na teoria de que a suplementação aumentaria a força e resistência. Encontrado na dieta por fontes proteicas como peixe, carne e outros produtos animais. A Cr é uma substância osmoticamente ativa. Com isso, o aumento da concentração intracelular de Cr pode induzir o fluxo de água para o interior das células, explicando em parte o aumento da massa corporal magra.

L- Carnitina: Apresenta uma estrutura química similar à das vitaminas do complexo B, em particular a colina encontrada predominantemente nas carnes e nos produtos animais. A maior parte de estudos científicos com intuito de comprovar a evidencia da L- Carnitina mostrou que sua administração proporcionou aumentos nas concentrações plasmáticas de carnitina, mas sem aumentos no conteúdo muscular.

O HMB (beta-hidroxi-beta-metilbutirato): composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo do aminoácido essencial leucina , aminoácidos de cadeia ramificada que foi abordados anteriormente. Um estudo no qual participaram 39 individuos de ambos os sexos, entre 20 e 40 anos, onde ingeriram suplementação com 3 gramas de HMB/dia causou aumentou do ganho de força e minimizou os danos musculares.

Glutamina: Esse aminoácido é importante para o crescimento e a manutenção das células, além de ser substrato energético para a proliferação celular. Foi elaborado um estudo para examinar a influência da suplementação de glutamina nas mudanças no sistema imunológico induzidas pelo exercício. O resultado negou essa hipótese, sendo assim a suplementação de glutamina não promoveu alterações nas concentrações de leucócitos após o exercício.

Cafeína: A cafeína está presente, principalmente, no café e em outras fontes alimentares. É capaz de poupar glicogênio durante a atividade física, estimula o Sistema Nervoso Central, aumentando nosso estado de alerta, estimula a circulação sanguínea e o funcionamento cardíaco, concluindo a melhor performance. Estudos com o objetivo de investigar os efeitos ergogênicos da cafeína vêm sendo realizados há mais de 100 anos e os resultados são conflitantes; contudo há consenso de que doses de 3,0 a 6,5 mg/Kg exercem efeitos ergogênicos em praticamente todos os tipos de exercício sem serem consideradas doping. A cafeína é relativamente segura, porém as tolerâncias individuais variam e, com isso, podem existir efeitos colaterais. O consumo excessivo de cafeína pode provocar vermelhidão no rosto, ansiedade, nervosismo, tremor das mãos, insônia e até mesmo arritmias cardíacas e perda de memória. Além disso, ela pode levar ao aumento da produção de calor em repouso, aumentando a temperatura corporal, e isso pode vir a prejudicar a performance de exercícios realizados sob altas temperaturas. Alguns atletas também relatam sentir náuseas e dores de estômago com o consumo excessivo de cafeína.

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Graziele Mendes, no dia 16/03/2020

Graziele das Graças T. Mendes


Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva

grazielemendes6@gmail.com
(31) 99880-2324



Comente esta Coluna