Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 18° Agora: 22° Quinta, 28 de Março de 2024 Dólar agora: R$ 5,015 Euro agora: R$ 5,407
Nayara Costa


Saúde íntima é papo de mulher



A partir de hoje, este espaço será dedicado para apresentar um pouco mais sobre meus conhecimentos da área farmacêutica e, principalmente, para contar, informar e explicar sobre cuidados importantes que devemos ter com a nossa saúde. E coincidentemente, a minha estreia veio às vésperas de uma das datas mais importantes do ano: o Dia Internacional da Mulher, que será neste domingo 8.

Por isso, neste meu primeiro texto quero conversar com você! Mulher destemida, batalhadora, que sabe o que quer. Que nunca deixa de ir à luta, mas, que acima de tudo, não deixa os cuidados com a saúde de lado.

Segundo dados estipulados pelo IBGE, o Brasil conta com uma população estimada em mais de 210 milhões de pessoas, destes 51% são mulheres. Ou seja, a população feminina é maior que a masculina e com uma expectativa de vida que tende a aumentar, é essencial que elas recebam e tenham cuidados cada vez maiores com a saúde.

E, claro, quando se fala em saúde, engloba-se tudo: a atenção básica, exames rotineiros e por que não cuidados coma a saúde íntima? Tanto quanto escovar os dentes e tomar banho, a saúde e higiene pessoal da mulher deve ser falada abertamente e sem tabus só assim os cuidados corretos serão realizados e inúmeras doenças e desconfortos prevenidos.

A genital feminina é extremamente sensível, um pequeno descuido na higiene íntima pode ocasionar ardência, irritação, odores e até a multiplicação de fungos e bactérias. E, por isso, merecem uma atenção especial principalmente com os produtos utilizados.

Existem no comércio uma infinita variedade de produtos voltados para a higiene íntima. Entretanto, muitos acabam fazendo o efeito contrário pois alteram o pH, causam irritações e até mesmo o ressecamento da pele.

Dicas de uma higienização correta

Em primeiro lugar, não precisamos ter medo de lavar a região íntima. O banho permite a remoção de resíduos e secreções que se acumulam naturalmente na região ao longo do dia. Ao utilizar sabonetes, jamais use aquele convencional utilizado nos banhos.

Dê preferência para produtos com detergência suave, que não altere o pH da região e seja hipoalergênico. Sabonetes líquidos específicos para a higiene íntima são testados ginecologicamente e, portanto, conferem maior segurança para a consumidora, minimizando a chance de eventuais alergias e evitando a remoção excessiva da camada lipídica que protege a pele do local.

Lembrando que eles são exclusivos para a genitália externa. Esses sabonetes também não devem ser usados todos os dias e não são indicados para tratar infecções ou inflamações genitais.

Além disso, a higiene não fica restrita somente ao uso de produtos certos. Ela também abrange as roupas íntimas e até mesmo os biquinis. Calcinhas justas e de tecidos sintéticos podem ser prejudiciais à saúde íntima da mulher, pois não permitem uma ventilação adequada da área e são capazes de desencadear alergias em mulheres sensíveis. Por esse motivo, dê preferência a calcinhas de algodão ou de tecidos que favoreçam a transpiração.

Estas são apenas algumas dicas primordiais para os cuidados com a sua saúde íntima. Espero que tenham gostado. Até a próxima edição!

 

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 05/03/2020

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna