Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 17° Sexta, 19 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,242 Euro agora: R$ 5,580
Graziele Mendes


Pimenta: principais tipos e benefícios para nossa saúde



A piperina é um alcaloide extraído das sementes de Piper nigrum (pimenta-preta). Age como estimulante natural e influencia na absorção de selênio, vitamina B e b-caroteno. Atualmente vem sendo empregada no tratamento de atletas e idosos com intuito de proporcionar maior absorção de nutrientes. promove uma rápida absorção de nutrientes no trato gastrointestinal devido ao seu caráter lipofílico (tem afinidade com o tecido adiposo) e pode interagir com os componentes lipídicos da membrana da célula intestinal, facilitando a permeabilidade e a entrada de nutrientes. Estudos demonstram que ela estimula a enzima: glutamyl transpeptidase, que promove a "entrada" dos aminoácidos para o trato gastrointestinal. Também aumenta o fluxo sanguíneo e ajuda a prevenir contra infartos.

Além disso, também corrobora na digestão, visto que as substâncias picantes das pimentas (capsaicina e piperina) melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago. Auxilia a acelerar o metabolismo e possui efeito carminativo (antiflatulência).

Evidências cientificas chegaram a conclusão sobre a eficácia da pimenta como  potente ação antioxidante (antienvelhecimento), bem como sua grande propriedade anti-inflamatórias. As substâncias ativas da pimenta são candidatas promissoras para o alívio de doenças inflamatórias.


A piperina Piper nigrum vem sendo empregada no tratamento de diversas doenças como, asma, bronquite, diarreia, insônia, gonorreia, cólica menstrual, tuberculose e artrite. Trabalhos científicos têm mostrado que a mistura da Piper nigrum L. com coentro, açafrão, pimenta vermelha e cominho, consumida como alimentação, estimula a lípase pancreática  (enzima produzida pelo pâncreas, responsável pela quebra dos lipídios) e ajuda de modo acentuado no fluxo e secreção de ácidos biliares.

Atenção aos indivíduos portadores de gastrite, úlcera gastroduodenal, pancreatite, hemorroidas e hipertensão arterial, não devem fazer uso sem orientação médica, pois pode causar irritação no sistema digestivo, irritar e piorar quadros inflamatórios se consumida em excesso por esses pacientes.

Serviço

Graziele das Graças T. Mendes

Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva.

Agende sua consulta (31) 99880-2324

Instagram: @nutricionistagrazielemendes

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Graziele Mendes, no dia 20/12/2019

Graziele das Graças T. Mendes


Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva

grazielemendes6@gmail.com
(31) 99880-2324



Comente esta Coluna