Tempo em Lafaiete: Hoje: 26° - 13° Agora: 23° Sábado, 20 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,203 Euro agora: R$ 5,536
Amanda Oliveira


Nutricionista mostra como perder peso com saúde



Muitos pacientes procuram o acompanhamento nutricional com o objetivo de perda de peso e segundo a nutricionista clínica e esportiva funcional, Amanda Oliveira, vários erros alimentares são cometidos quando se pensa em emagrecimento. Isso porque ele se baseia na mudança de hábitos alimentares, e não somente na redução de número na balança (perda de peso). A genética e a história do paciente também devem ser levadas em consideração. É importante identificar a relação que o paciente estabeleceu com o alimento, pois será o ponto chave no processo de emagrecimento.

Às vezes, o alimento é visto como um aliado e, outras vezes, como vilão. Muitos fatores externos se relacionam com o hábito alimentar, como ansiedade, depressão, preocupação, nervosismo, problemas afetivos e familiares... Enfim, por estes gatilhos algumas pessoas vão comer a mais e outras comer a menos. Amanda comenta que o emagrecimento é um processo fisiológico, no qual há uma menor ingestão calórica em detrimento de um gasto energético aumentado. Algumas rápidas mudanças e melhorias alimentares vão proporcionar a diminuição do peso na balança.

Entre as dicas estão o aumento da ingestão de proteína: este macronutriente ajuda na aceleração do metabolismo. ?A ingestão de proteína de boa qualidade na dieta, monitorada pelo nutricionista, ajudará na diminuição da compulsão alimentar, no aumento da saciedade e na construção celular. A utilização de proteínas de excelente qualidade, como as vegetais, também é in­teressante?, comenta, explicando sobre a redução do carboidrato na dieta: ?O carboidrato não é vilão, mas é crucial saber escolher o tipo e adequar a sua quantidade de acordo com as necessidades calóricas. Já sabemos que batata doce, mandioca e produtos integrais são boas fontes, mas sem exagero?, afirma.

Segundo a nutricionista, é necessário ter cuidado com os falsos saudáveis: ?Alimentos light, fit e enriquecidos nem sempre serão vantajosos. O light, por exemplo, é reduzido em 25% de algum nutriente (podendo ser reduzido em caloria, mas rico em açúcar ou gordura), e isso não é interessante.

De acordo com a especialista, alguns estudos mostram que, para cada 1 kcal da dieta, deveria ser ingerido 1ml de água. ?A água gelada, por exemplo, é termogênica e logo tende a diminuir a temperatura e o corpo irá acelerar o metabolismo?, informa.

Para Amanda, as pessoas não devem dar poder aos alimentos: ?Acreditar que um grupo alimentar é vilão pode desencadear distúrbios alimentares. Se a escolha for boa e a pessoa souber dosar quando e o que comer, não haverá problemas com relação ao peso. O correto é o equilíbrio na ingestão de carboidrato, gordura, proteína, vitaminas, minerais e água. Tudo isso com a prática de atividade física, para que o emagrecimento se dê por meio do controle calórico e aumento do gasto energético diário?, finaliza.

 

Serviço

Amanda Oliveira
Nutricionista esportiva
e clinica funcional.
Contatos: 99284-2063
E-mail: amandaoliveira.nutri@gmail.com

Instagram: @nutriamandaoliveira

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Amanda Oliveira, no dia 05/12/2019

Amanda Oliveira


Nutricionista esportiva e clinica funcional

amandaoliveira.nutri@gmail.com
(31) 99284-2063 
(31) 997998600



Comente esta Coluna