Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 16° Sexta, 19 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,203 Euro agora: R$ 5,536
Ingrid Lopes


Alimentos que previnem o câncer de próstata



Estamos em novembro, considerado nacionalmente o mês azul, pois conscientiza o combate ao câncer de próstata. A nutrição é sem dúvida uma grande aliada a essa prevenção.

O câncer de próstata atinge principalmente homens com mais de 40 anos, com histórico de câncer na família, e está ligado a uma dieta rica em alimentos processados como fast-food, e carnes embutidas, como salsicha e linguiça, por exemplo, entre outros alimentos prejudiciais a saúde.

Sabemos que a cada ano surgem novas pesquisas surpreendentes sobre o poder dos alimentos, enfatizando a importância de cada nutriente presente tanto em alimentos naturais e integrais.

Além de uma boa nutrição, um estilo de vida ativo como a prática de atividade física é outro fator que conta muito. O sedentarismo pode sim favorecer o surgimento de doenças como o câncer.

Para resultados e benefícios positivos a longo prazo, comece a mudar seus hábitos alimentares e práticas cotidianas em pequenos gestos, e preste bastante atenção as suas escolhas com o objetivo de prevenir este tipo de câncer.

Assim como há alimentos que podem prejudicar a próstata (alimentos que você deveria evitar ou  não ingerir com uma certa frequência) existem também os alimentos que ajudam a prevenir o câncer de próstata, pois protegem o organismo de várias formas.

Vamos favorecer vamos citar alguns desses alimentos e seus benéficos componentes:

 

Peixe

Peixes de água fria (salmão, sardinha, atum e truta são ricos em ômega-3) O ômega-3 é uma gordura saudável, que previne inflamações no corpo, e que pode reduzir o risco de câncer, assim como aumentar os níveis de HDL ( colesterol “bom”). Estudos mostram que suplementos de óleo de peixe e uma dieta com pouca gordura diminuem o crescimento das células cancerosas da próstata. Recomenda-se o consumo de peixe, no mínimo, duas vezes por semana.

 

Tomates e outros frutos vermelhos

As pesquisas apontam que certos frutos vermelhos podem ajudar a prevenir o câncer de próstata. Quanto mais vermelhos, melhor. Esses alimentos contêm licopeno, que é um antioxidante muito eficaz encontrado no tomate e derivados, melancia, entre outros. Vale lembrar que a absorção do licopeno no organismo é mais fácil se o tomate for cozido.

 

Frutas e legumes

Os compostos dos vegetais verdes auxiliam o corpo a destruir substâncias carcinogênicas. Os nutrientes e vitaminas que as frutas contêm, como o abacate, por exemplo, podem diminuir o risco de se contrair câncer de próstata.

 

Use e abuse das frutas e legumes, uma variação diária obterá ótimos resultados.

Brócolis - família dos vegetais crucíferos

Os vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, repolho, couve de Bruxelas e couve são ricos nos nutrientes sulforafano e indole-3-carbinol, nutrientes com efeito antioxidante e que estimulam a morte programada de células da próstata, prevenindo sua multiplicação em tumores.

 

Soja

Além do licopeno, encontrado nas frutas vermelhas e tomates, a isoflavona é também um nutriente que diminui não apenas o risco do câncer de próstata mas como outros cânceres. Além da soja outros alimentos que contém isoflavona são o queijo de soja ou tofu, ervilhas, lentilhas, brotos de alfafa e amendoim.

 

Feijão

Leguminosa que não falta à mesa de grande parte dos brasileiros, o feijão é rico em zinco, mineral diretamente ligado à produção da testosterona, por meio do estímulo à glândula tireóide. O zinco ainda favorece a mobilidade dos espermatozoides, o que evita a infertilidade e previne o câncer de próstata.

 

Gordura vegetal saudável

Azeite de oliva, frutas, vegetais frescos, nozes ou sementes

Procure evitar a gordura animal, que pode aumentar o risco de câncer, encontrada em carnes, manteiga e queijo. Também evite doces e alimentos industrializados. Além disso, se comer carne, procure cozinhá-la moderadamente.

 

Chá verde

O chá verde contém isoflavonas e polifenóis

Ambas têm ação antioxidante, antiproliferativo e que estimula a morte programada das células, conhecida como apoptose.

Além do chá verde, esses nutrientes também presentes na maior parte das frutas e dos vegetais, nos grãos de soja e no vinho tinto.Não apenas de alimento pode-se prevenir o câncer, mas uma reeducação alimentar associada também à exames periódicos e com um diagnóstico confiável de especialista como um urologista e oncologista.

 

Sempre existe um homem que amamos por perto, incentive-o aos cuidados e prevenção!

 

Homens se cuidem…

 

Serviços

Ingrid Caroline San. Lopes Kelmer

Nutricionista especializada em Saúde da mulher e Nutrição materno-infantil

Nutrichef apaixonada por gastronomia

Contatos: rua Aquino Baeta Neves, 66, Centro

@ingridlopeskelmer

Agendamento: (31) 98746-1388

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Ingrid Lopes, no dia 25/11/2019

Ingrid C. San.Lopes Kelmer


Nutricionista - Especialista em Saúde da mulher


Comente esta Coluna