Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 26° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,478
Coluna MG - Sindijori


Coluna MG: Rede de Notícias do Sindijori Minas Gerais



Emancipação do Triângulo é rearticulada

Movimento separatista em prol da criação do Estado do Triângulo volta à pauta em meio às articulações para a revisão do pacto federativo. Em reunião no fim de semana, prefeitos da região manifestaram que a demanda deverá ser apresentada ainda este ano ao vice-presidente, general Hamilton Mourão. Defensor da separação, o ex-deputado federal constituinte e ex-vice-prefeito de Uberlândia Chico Humberto posicionou que a intenção é incluir a criação do novo Estado na proposta de revisão do pacto federativo que vem sendo debatida e será levada ao governo federal antes do fim do ano. Duas reuniões já foram realizadas para definir a proposta de revisão do pacto federativo que será levada ao governo federal. (Jornal da Manhã – Uberaba)

 

Prefeitos protestam contra risco de extinção

Os prefeitos do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Centro de Minas protestaram, nesta segunda-feira, 11, à tarde, em Montes Claros, contra a Proposta de Emenda da Constituição 188/2019, que pretende extinguir os municípios com menos de 5.000 habitantes e que arrecada menos de 10% da sua despesa. Eles tomaram a iniciativa de acionarem os deputados federais e Senadores de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e ainda do Nordeste brasileiro para pressionarem o Governo a desistir da iniciativa. Também deliberaram que vão sensibilizar a população sobre os impactos negativos da fusão dos municípios. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)

 

Lista dos“nomes sujos” aumentou 2,1%

Contrair empréstimos em bancos e financeiras é o maior vilão da inadimplência do brasileiro. Esse dado foi apresentado em pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito. Segundo a publicação, 69% das pessoas que contraíram algum tipo de empréstimo está com o nome negativado. Em seguida vem o crediário (68%) e o cartão de crédito (67%). Os dados da CDL Uberlândia, por sua vez, mostram que o número de endividados na cidade aumentou 2,1% de janeiro a outubro de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. A pesquisa nacional ouviu 600 consumidores de 27 capitais do país entre os dias 1º e 13 de junho e que possuam contas em atraso há mais de 90 dias. A margem de erro é de 3,97 pontos percentuais a uma margem de confiança de 95%. (Diário de Uberlândia)

 

Hospital João Penido retoma cirurgias

O Hospital Regional Doutor João Penido retomou a realização de cirurgias eletivas, nesta segunda-feira, 11, de acordo com nota da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), gestora do hospital. Os procedimentos haviam sido suspensos na última quarta-feira, 6, devido à falta de roupas e enxovais apropriados para as intervenções. O motivo da carência de vestimentas, contudo, não foi explicado pela fundação, que alegou ter tomado as devidas providências para que não ocorressem prejuízos à assistência dos pacientes. Na semana passada, a situação foi denunciada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

 

CP10 realiza cadastro em Monlevade

O Comitê Permanente de Desenvolvimento Econômico e Social (CP10), órgão da Associação Comercial Industrial e de Prestadores de Serviços de João Monlevade (Acimon) CP10, realiza um Censo Cultural de João Monlevade. Podem participar todos os artistas (formais e informais), de qualquer segmento artístico. A iniciativa visa catalogar e registrar os artistas da cidade, formando um banco de Dados da Cultura. O censo faz parte de uma das ações da Câmara de Bem-estar e Promoção da Arte e Cultura que vai fornecer dados importantes para a elaboração de políticas que fomentem a inclusão social, a cidadania, a geração de renda por meio da cultura e outros . (A Notícia Regional- João Monlevade)

 

Valadares registra alto índice de infestação

Ralos, pratos de plantas, caixas d’água e reservatórios destampados. É nesses locais que surgem 90% dos focos do Aedes aegypti em Governador Valadares. A constatação é da Secretaria Municipal de Saúde, após visitas dos agentes de endemias a imóveis de 88 bairros da cidade. Ilha dos Araújos, Vila Bretas, Vila Mariana, Nossa Senhora de Lourdes e São Geraldo apresentam os maiores índices de infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) revela um índice geral de 7,6%. Isso deixa a cidade em alto risco de surto para essas doenças. (Diário do Rio Doce- Governador Valadares)

 

Conferência de Segurança Alimentar é realizada

 Formiga sediou na sexta-feira, 8, a 6ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Território Oeste. O evento contou com a presença de representantes de Córrego Fundo, Divinópolis, Formiga, Luz e São Sebastião do Oeste. Na ocasião, foram apresentadas três experiências sobre segurança alimentar e nutricional: a nutricionista Michele Verçosa mostrou o projeto “De gotinha em gotinha”, que é desenvolvido em escolas de Formiga; Cláudia Santana, coordenadora do Banco de Alimentos de Divinópolis, apresentou as experiências de seu equipamento e o coordenador do BMA de Formiga, Anuar Teodoro Alves, exibiu os trabalhos e projetos desenvolvidos em Formiga. (Jornal Nova Imprensa- Formiga)



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Coluna MG - Sindijori, no dia 12/11/2019

Coluna MG: Rede de Notícias do Sindijori Minas Gerais


Coluna MG: Rede de Notícias do Sindijori Minas Gerais



Comente esta Coluna