Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 17° Agora: 28° Quinta, 25 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,166 Euro agora: R$ 5,534
Coluna MG - Sindijori


Coluna MG: Rede de Notícias do Sindijori Minas Gerais



Quase 50 mil mulheres foram atendidas 

Balanço da Secretaria de Saúde de Uberaba sobre o “Outubro Rosa” aponta que 48.438 mulheres foram atendidas ao longo do mês pela Atenção Básica no município. Ainda de acordo com dados da Secretaria de Saúde, até o final de outubro, 407.056 mulheres passaram pela Atenção Básica em 2019, incluindo 9.575 exames de mamografia e 16.011 exames Papanicolau. Segundo o secretário de Saúde Iraci de Souza Neto, a Prefeitura de Uberaba/Secretaria de Saúde, diversas atividades educativas de promoção a saúde da mulher, de forma integral ou individual, feitas por todos os equipamentos de saúde do município. (Jornal de Uberaba)

 

Câmara amplia atuação em Sete Lagoas

A Câmara Municipal vai ampliar seu raio de atuação e se aproximar, ainda mais, da população da cidade de maneira prática, educativa e participativa. Essa é a premissa do projeto Câmara Ação que saiu do papel e ganhou as ruas do bairro Nova Cidade. O Legislativo vai ouvir as reais necessidades do povo, facilitando a concretização de metas e ampliando de maneira colaborativa os projetos de desenvolvimento da cidade. De maneira itinerante e descentralizada o Câmara Ação vai reforçar que o trabalho dos parlamentares extrapola a sede da Câmara, além de fortalecer a identidade como agentes promotores da cidadania cada vez mais próximos da população. (Boca do Povo – Sete Lagoas)

 

População vai selecionar projeto de pintura

A Prefeitura Municipal de Leopoldina vem realizando desde 2018 uma restauração do prédio histórico onde está instalado o Paço Municipal, na rua Lucas Augusto nº 68 onde funcionam o Gabinete do Prefeito e várias Secretarias Municipais. Aproximando-se da fase de acabamento da restauração, a Presidente da Comissão de Licitação, Maria da Penha Estevão e o Prefeito José Roberto de Oliveira, publicaram um Edital de Chamada Pública com o objetivo de selecionar um projeto para a realização da pintura externa (fachada, laterais e fundos) da sede da Prefeitura de Leopoldina. (Jornal Leopoldinense- Leopoldina)

 

Doença inédita na região assusta criadores

A morte de 25 bovinos na região de São Francisco nas últimas semanas chamou a atenção de criadores de gado e também dos órgãos fiscalizadores da espécie. Os animais foram vítimas da tripanossomose bovina, doença que ataca tanto o gado de corte quanto o leiteiro e que até então não havia sido registrada no Norte de Minas. Outras 80 ocorrências estão sob investigação. Essa enfermidade ainda é pouco conhecida e de difícil diagnóstico, podendo ser transmitida por diferentes vias – a principal delas por moscas contaminadas. A tripanossomose já foi relatada no Brasil há muitos anos, sendo que o primeiro registro oficial ocorreu em meados da década de 1940. Em Minas Gerais, os primeiros aparecimentos ocorreram no início dos anos 2000. (Jornal O Norte- Montes Claros)

 

Índice aponta gestão crítica em investimento

Foi divulgado na quinta-feira, 31, o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). O estudo avaliou o desempenho econômico de 5.337 cidades brasileiras, entre elas Barbacena. O índice faz referência ao ano de 2018 e é construído com base em dados fiscais oficiais, declarados pelas próprias prefeituras. Um dos melhores desempenhos de Barbacena é na categoria autonomia. Esse índice analisa a relação entre as receitas oriundas da atividade econômica do município e os custos para financiar sua existência. Nessa categoria a cidade conseguiu nota máxima, em uma escala de zero a um. Barbacena ocupa a primeira colocação do ranking no estado ao lado de outros 95 municípios. (Folha de Barbacena)

 

Formiguenses poderão fazer mamografia

A Prefeitura de Formiga vai oferecer gratuitamente exames de mamografia e core biopsy (coleta de amostra) para as mulheres abaixo de 50 anos e que apresentarem suspeitas de câncer de mama. O anuncio foi feito na cerimônia de encerramento da campanha “Outubro Rosa”. De acordo com a administração municipal, uma licitação vai ser realizada no dia 12 de novembro para contratação do serviço. A Prefeitura vai usar de recursos próprios para realização dos exames.  O projeto afirma também o direito ao exame de core biopsy, que é a coleta de amostra do nódulo para confirmação ou não da doença. Esse exame vai ser ofertado para todas as mulheres formiguenses independente de faixa etária. (Jornal Nova Imprensa- Formiga)

 

Piracema tem início com proibição de pesca

A restrição de pesca nas Bacias Hidrográficas do Leste de Minas Gerais e dos rios Grande, Paranaíba e São Francisco começa nesta sexta-feira, 1. A limitação na atividade vai até 28 de fevereiro de 2020, devido à vigência da Piracema, período de reprodução de peixes. Durante o ciclo, a pesca de nativos das três bacias fica proibida. As regras para pescaria neste período são definidas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) nas portarias 154, 155 e 156, de 2011. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) já deu início à fiscalização preventiva para coibir a pesca ilegal. (Gazeta do Oeste- Divinópolis).



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Coluna MG - Sindijori, no dia 05/11/2019

Coluna MG: Rede de Notícias do Sindijori Minas Gerais


Coluna MG: Rede de Notícias do Sindijori Minas Gerais



Comente esta Coluna