Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 17° Agora: 21° Quinta, 25 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,160 Euro agora: R$ 5,536
Graziele Mendes


Outubro Rosa: confira alimentos que previnem o câncer de mama



Câncer é definido a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos.Elas se dividem rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, gerando a formação de tumores, que podem se espalhar para outras demais locais do organismo.

O outubro rosa é um movimento realizado mundialmente, com intuito de conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse tipo é o que mais acomete as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de mama representa 30% dos diagnósticos registrados anualmente.

A causa do câncer é definido por diversos fatores, entre eles: genético, endócrino ou  comportamental. A alimentação pode predispor ou evitar a doença. O sobrepeso/ obesidade contribui para o aparecimento do câncer. Diante disso, a ingestão de alimentos naturais diariamente, como frutas e verduras possuem fibras, vitaminas, minerais e diversos fitoquímicos que podem atuar no combate aos radicais livres, protegendo o DNA. Por outro lado, o consumo regular de alimentos gordurosos, salgados industrializados e  enlatados pode favorecer o aparecimento da doença. Portanto é necessário evitar frituras, carnes com gordura aparente e embutidos, como linguiças, salsichas, salames, presuntos, entre outros. Cabe ressaltar que alimentos refinados como farinha branca, o arroz branco e o açúcar são gatilhos para mudanças hormonais que podem provocar o crescimento de células cancerígenas. Sempre que possível troque esses alimentos por suas versões integrais.

Confira os alimentos que previnem o câncer e suas propriedades nutricionais

·         Frutas vermelhas como framboesa, amora, melancia, morango e tomate, contêm antocianinas que retardam o crescimento de células pré-malignas. São ricas em licopeno, sendo assim protege as células do nosso organismo contra os radicais livres, além de ser também responsável por estimular o sistema imunológico.

·         Romã contêm ácido elágico, um antioxidante que ajuda a inibir a enzima aromatase, responsável pela produção de estrogênio e fundamental para o surgimento de células cancerígenas.

·         Cenoura, acerola, abobora e manga  rica em carotenoides, que atuam no combate aos radicais livres. 

·          Brócolis contém sulforafano, molécula capaz de aumentar o número de enzimas protetoras presentes no tecido mamário.

·         Soja é rica em fitoestrógenos que atuam como protetores contra o câncer de mama.

·         Ervas e especiarias como pimenta preta, curry, salsa, manjericão, orégano e açafrão são ricos em antioxidantes que possuem ação anti-inflamatória auxiliando na prevenção do câncer de mama.

·         Chá-verde contém antioxidantes chamados catequinas, que podem ajudar a prevenir o câncer.

·         Linhaça é fonte de lignana, um fitoestrógeno de ação relacionada à prevenção de câncer de mama.

·         Cogumelos contém antioxidantes que auxiliam na prevenção da doença.

·         Azeite de oliva, abacate e castanhas são gorduras boas com propriedades anticancerígenas.

 

Graziele das Graças T. Mendes

Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva.

Agende sua consulta (31) 99880-2324

Instagram: @nutricionistagrazielemendes



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Graziele Mendes, no dia 18/10/2019

Graziele das Graças T. Mendes


Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva

grazielemendes6@gmail.com
(31) 99880-2324



Comente esta Coluna