Marcelo Augusto


Os perigos do cigarro para a saúde bucal



O Tabagismo causa diversas doenças para o nosso organismo e não poderia ser diferente com a boca. Traduzindo em porcentagem, 95% dos pacientes com Câncer de boca fumam. As chances de se desenvolver um tumor bucal aumentam entre fumantes por causa da composição do cigarro, que possui cerca de 4.700 substâncias tóxicas, onde 60 substâncias são cancerígenas. Além disso, ao tragar estas substâncias, a probabilidade de desencadear outros tipos de Câncer é maior, já que as vias aéreas como laringe, esôfago e pulmão também ficam comprometidas.

Além do Câncer, o fumo também interfere nas doenças gengivais, no sistema imunológico tornando difícil ao corpo combater as bactérias que causam as doenças gengivais. O tratamento gengival pode não ter o mesmo sucesso esperado para um fumante, porque o tabagismo dificulta a cicatrização da gengiva.

O fumo também promove o ressecamento da nossa boca e a associação do ressecamento com uma substância chamada alcatrão promovem o mal hálito e a pigmentação dos dentes, deixando-os mais amarelados.

A Nicotina do cigarro é uma substância causadora de dependência extrema e é por esse motivo que não é fácil deixar de fumar. Porém se o fumante criar um plano de tratamento para deixar de fumar, é de extrema importância que seu dentista seja informado, pois o mesmo terá condições de auxiliar em seu tratamento ajudando na manutenção da limpeza, mantendo seus dentes mais limpos e seu hálito mais puro. Sendo esses fatores importantes para manter a autoestima e um grande incentivo diário na luta contra esse grande mal.

Serviço:

Class Odontologia Estética

Marcelo Augusto Barros de Albuquerque

Honorica Andrade Pires

Endereço: rua Coronel Albino, 202, Fonte Grande (próximo ao Hotel Meri)

Telefone: 4114-1196

WhatsApp: 99544-1805

 

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Marcelo Augusto, no dia 19/08/2019

Marcelo Augusto Barros de Albuquerque


Dentista


Comente esta Coluna