Frei Tibúrcio


Frei 1474/2019



Audiência
Ainda repercute na Câmara Municipal de Lafaiete o pedido feito pelos vereadores João Paulo Fernandes, Fernando Bandeira, Darci da Barreira e André Menezes para a realização de uma audiência pública naquele trepidante recinto dia 5 de junho. Nesse dia, serão discutidos, entre outros assuntos, a situação de penúria do cemitério paroquial Nossa Senhora da Conceição, praticamente abandonado pela atual administração. É esperar para ver.

Tiro no pé?
Pode ser considerado um tiro no pé a aprovação, em primeira discussão e votação, do projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal que institui, no ano de 2020, o Orçamento Impositivo na cidade. Como o próprio nome diz, caberá àqueles 13 homens determinarem como o prefeito vai gastar 1% da receita líquida apurada pelo município. Parece pouco, mas cada vereador terá cerca de R$22 mil para definir onde, quando e como será gasto aquele recurso público. Ao prefeito Mário, não restará outra alternativa senão cumprir a lei, mesmo que isso signifique atrasar salários ou deixar de contemplar outros locais mais necessitados.

Participativo
O ideal é que, em vez do Orçamento Impositivo, a Egrégia votasse o Orçamento Participativo, muito mais amplo e democrático do que a proposta votada pelo Legislativo nesta semana. Adeptos para isso, certamente, não vão faltar.

Estatística
Lamentavelmente, nesta semana, registramos mais um acidente trágico no trecho entre Lafaiete e o trevo de Ouro Preto. Desta feita, a vítima foi o empresário Wesley de Assis Gomes, um dos fundadores da retífica Rawmec. É mais um, infelizmente, a engrossar essa medonha estatística da rodovia, que ceifa cada vez mais vidas e tira pessoas do nosso convívio.

Roleta
Ir para Belo Horizonte, hoje, é o mesmo que entrar numa roleta russa. A chance de não voltar vivo é muito grande, se comparada a outras rodovias do estado e também do país.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Frei Tibúrcio, no dia 23/05/2019

Frei Tibúrcio


-


Comente esta Coluna