Educação


Crianças protagonistas do aprendizado



At o final deste ano, pr-escolas e creches de todo o pas vo precisar ter seus currculos ou propostas pedaggicas adaptados em acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que apresenta uma maneira mais moderna de tratar a criana, agora como protagonista em seu processo de aprendizado e tendo o brincar como maior ferramenta de construo de conhecimento.
A educao infantil ? que recebe alunos entre 0 ano e 5 anos e 11 meses ? segundo educadores, deixa de ser um espao de apenas oferecer cuidados, lazer e zelo para as crianas, e se transforma em local de potencializar as capacidades cognitivas em ebulio na primeira infncia.
Entre os eixos a serem explorados pelas "escolinhas" esto escuta, fala, pensamento e imaginao; corpos, gestos e movimentos; traos, sons, cores e formas. O ambiente esperado mais livre e ldico: saem mesas, cadeiras e lousa e entram tapetes coloridos e espaos livres para praticar a imaginao.
" fundamental uma mudana de paradigma nas prticas com os bebs e as crianas pequenas, e a BNCC pode ser um caminho para isso", diz Carolina Velho, mestre em Educao e ex-coordenadora de Educao Infantil no Ministrio da Educao. Ainda segundo Carolina, "no existe aprendizagem sem ao, sem que, desde bebs, haja uma crena pelo professor e pelo adulto de referncia de que o beb deve ser protagonista. Creches e pr-escolas devem acolher as vivncias e conhecimentos construdos pelas crianas no ambiente da famlia e no contexto da sua comunidade".
A rede de colgios Vicentinos de So Paulo, que conta com cinco unidades particulares e quatro sociais, atendendo cerca de 1.800 alunos na educao infantil, j est aplicando a BNCC na prtica com as crianas. Segundo Renata Cenciarelli, diretora-adjunta da rede, os professores de suas unidades j esto habilitados a desenvolver diferentes campos de experincias de aprendizagem com os alunos pequenos, seguindo o que preconiza a base.
"Temos grupos de estudos dentro das escolas para a avaliao de cada ponto proposto pelo documento, que j para ns habitual e conhecido. So muitos os pontos de contato de nossas prticas com o que diz a base. A partir de 2019, nosso material didtico j adequado nomenclatura e organizao tcnica da BNCC chegar s salas de aula ", afirma a diretora.
Especialistas em Educao explicam que no se deve misturar os conceitos de oferecer experincias diferentes criana e o de ofertar atividades diversas a ela, o que pode acabar causando cansao e at estresse nos pequenos. " preciso entender bem a fase de desenvolvimento em que est determinada criana e a medida intencional daquilo que oferecido para ela. O jogo, por exemplo, tem de ser trabalhado de maneira ldica, no necessariamente como um desafio, uma competio", diz Renata Cenciarelli.
J Carolina Velho explica que a oferta de mltiplas atividades criana ?esportivas, artsticas, de lazer e lngua estrangeira, por exemplo? em educao infantil no pode ser compreendida como "complemento", mas como "prticas integradas s vivncias" dos pequenos. "Essas atividades so essenciais para o desenvolvimento e aprendizagens. preciso ter um olhar muito individualizado e cuidadoso. As crianas no precisam ser submetidas a uma rotina estressante. Nesta fase, o que verdadeiramente importa a qualidade das experincias."

Jos Antnio dos Santos
Mestre pela UFSJ e membro da ACLCL
Contato ? joseantonio281@hotmail.com

Fonte ? Disponvel na Folha de So Paulo, seo Cotidiano.



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Escrito por Educação, no dia 01/02/2019




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