Educação


Educação a distância e fracassos da graduação



O ano letivo est acabando e as pesquisas sobre qualidade na formao de futuros professores so alarmantes. Muitos cursos de Pedagogia tm a pecha de aligeirados e superficiais. Pela formao a distncia, a situao se agrava. A prova disso a porcentagem baixssima de cursos que consegui- ram nota mxima no indicador de qualidade. Apenas 0,5% dos cursos de formao de professores a distncia tm nota mxima no indicador de qualidade do governo federal. Na modalidade presencial, esse percentual de 2,5%.
A educao a distncia a aposta para expanso do ensino superior, principalmente nas instituies particulares. Quase metade (46,8%) dos alunos de licenciaturas (que formam professores) est em cursos a distncia. A baixa qualidade da formao dos futuros professores apontada como um dos entraves para a melhoria da educao. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), rgo ligado ao Ministrio da Educao, divulgou na tera-feira, 18 de dezembro, os indicadores de qualidade de cursos superiores e de instituies com dados relacionados a 2017.
Os cursos so classificados pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador que leva em conta notas de uma prova feita por concluintes (o Enade) e informaes como o perfil de titulao de professores. Esse conceito tem uma escala de 1 a 5 - cursos com CPC 1 e 2 so considerados insatisfatrios e podem ter sua autorizao de funcionamento comprometida. Apesar de ter percentual menor de graduaes com notas 5 e 4, as licenciaturas a distncia tm um volume menor entre os nveis considerados inadequados: 7,1%. Entre as licenciaturas presenciais, so 8,8%.
De acordo com a presidente do Inep, Maria Ins Fini, os cursos de formao de professores a distncia tm cumprido papel importante e no podem ser analisados com preconceito. "A educao a distncia sofre um preconceito absurdo. H uma crena por parte de alguns educadores de que precisa estar na presena do sujeito para saber o que ele est pensando. Temos processos interativos, metodologias ativas, mil maneiras para dirigir aprendizagem dos alunos", disse ela. "O maior interessado no resultado positivo o aluno."
Pessoalmente, sou defensor ferrenho da formao a distncia. Essa modalidade antiga. J demonstrou em pases, como Inglaterra, que funciona, quando levada a srio. O grande problema esse: ser levada a srio. Essa modalidade ser a marca do futuro. Mas, para chegar a isso no Brasil, os estudantes e professores tero de mudar sua cultura escolar. H um sem nmero de alunos que ainda tm a mentalidade de querer levar vantagem em tudo e de atalhar a qualidade, buscando caminhos no ticos de fraudes e mentiras. Isso desqualifica qualquer tentativa de trabalho srio a distncia. Sem dizer que outro grupo grande de alunos torce para o ?quanto pior, melhor?, pois no querem ser cobrados, visando apenas o diploma. Isso tem contribudo para os fracassos dos resultados de muitos cursos de graduao a distncia. Eu no disse todos. Que isso fique claro.

Jos Antnio dos Santos
Mestre pela UFSJ e membro da ACLCL
Contato ? joseantonio281@hotmail.com



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Educação, no dia 04/01/2019


Comente esta Coluna