Educação


Educação para a superação de limites e barreiras



Eu trouxe vrias ideias de Claudia Costin* para a nossa reflexo. Essas abaixo so de uma sensibilidade muito intensa. Ela trata, com muita sapincia, sobre a aprendizagem orientada com incentivos e valorizao de habilidades que levam estudantes a patamares impensveis.
?Em 2017, a pesquisadora Carol Dweck, de Stanford, recebeu um dos maiores prmios em educao, o Yidan Prize, por suas anlises que evidenciam que a inteligncia no fixa e pode ser desenvolvida ao longo do tempo. Ao ler sua obra, ?Mindset?, recentemente traduzida para o portugus, fica claro que quando rotulamos alunos, com base em nossa percepo de seus talentos, acabamos prestando um desservio quilo que os far avanar na aprendizagem, o esforo.
Explico-me: se divido as crianas entre as brilhantes e as limitadas, ou as que tm talento para matemtica e as que no tm, isso se torna uma profecia autorrealizvel, j que mando uma mensagem inconsciente a elas de que no adianta se empenhar. Afinal, a inteligncia e os talentos seriam fixos e, por mais que houvesse esforo, no haveria como aprender.
Uma antiga aluna de Dweck, Angela Duckworth, acrescentou um elemento importante teoria de sua mestra ao identificar o fator responsvel por sucesso em diferentes reas de atuao profissional. Ela recorre ao conceito de garra (?grit?, em ingls), que define como uma combinao de esforo e paixo.As pessoas que so dotadas de motivao intrnseca para realizar determinadas prticas e nelas colocam empenho consistente se destacam em suas lides, segundo as pesquisas de Duckworth, professora da Universidade da Pensilvnia.
Porm, assim como Carol Dweck, Duckworth acredita que este atributo pode ser desenvolvido, pode se ensinar garra, pois ela no fixa. Isso significa que o docente pode incluir em seu processo de ensino atividades que levem ao desenvolvimento de esforo e persistncia. A paixo vir com a superao de obstculos, como ocorre, por exemplo, no esporte ou nas artes.
Fazer o jovem acreditar-se capaz de superar barreiras um dos resultados esperados da educao. Isso envolve um processo de ensino em que se combinem competncias tcnicas e socioemocionais. Mas nada disso funcionar se o professor no tiver desenvolvido ele mesmo as habilidades que pretende ver nos alunos. Em outros termos, se o docente no tiver persistncia ou garra, se ele desistir facilmente, os estudantes tendero a no considerar importante ter garra no que fazem em aula.
Alm disso, para que a educao cumpra com sua promessa de gerar igualdade de oportunidades, base para uma sociedade mais evoluda, preciso que a escola tenha altas expectativas para todos os alunos. Nada de cultura de mediocridade para o conjunto e ateno apenas para os que j se destacam. Todos podem aprender e em nveis mais altos de aprofundamento. O Brasil no pode deixar ningum para trs!?.
*Claudia Costin - Diretora do Centro de Excelncia e Inovao em Polticas Educacionais da FGV, e ex-diretora de educao do Banco Mundial.

Fonte ? Disponvel na Folha de So Paulo, seo Cotidiano/educao.

Jos Antnio dos Santos
Mestre pela UFSJ e membro da ACLCL
Contato ? joseantonio281@hotmail.com




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Escrito por Educação, no dia 28/12/2018




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