Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 17° Agora: 23° Quinta, 25 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,163 Euro agora: R$ 5,536
Pesca


Saiba o que fazer quando fisgar um peixão



A grande maioria dos pescadores não profissionais, assim como eu, ao fisgarem um bom peixe ficam extremamente nervosos. A falta de prática e a ânsia de se retirar o peixe da água fazem com que a nossa visão feche o foco. Um fenômeno conhecido como “cone de visão”. Quanto mais nervoso estiver o pescador, maior será a chance de ele deixar o peixe escapar. O “cone de visão” não deixará com que ele perceba detalhes importantíssimos para a obtenção do sucesso.

O excesso de força imprimido em todo o material fará com que o equipamento fique sobrecarregado, po­dendo estourar linha, quebrar vara, abrir anzóis e argolas, além de poder, sem necessidade, fazer o peixe saltar fora da água, ou buscar um abrigo nas margens do lago ou rio, na intenção de afugentar, e dificultar, e muito, o seu embarque. Ao fisgar um bom peixe, tente agir com frieza. Além de facilitar o embarque mais rápido e objetivo do peixe capturado, você estará passando pelo momento decisivo da sua pescaria. Ficar nervoso de nada adiantará.

Já presenciei situações engraçadíssimas, em que o meu parceiro de pesca, ou eu mesmo, ao fisgar um peixe, nos deixamos levar pelo nervosismo e errarmos completamente ou seu tamanho e/ou peso.  Casos em que o excesso de nervosismo fez com que um peixe de oito quilos tivesse, na verdade, apenas 2 quilos... Assim como em outras vezes, quando o excesso de calma fez com que um peixe de dois quilos tivesse na verdade seis quilos. 

E como fazer para não ficar nervoso quando um peixão estiver na minha linha? Difícil, hein?

As dicas 

Tente se lembrar deste texto... De nada adianta ficar nervoso, então, para que apavorar?

Converse bastante com o seu parceiro. Aos poucos esse entrosamento vai acontecendo, mas você, ao ver o seu parceiro com um grande peixe na linha, tente acalmá-lo.

Peça pra ele respirar fundo, se acalmar, tentar sentir todo o equipamento.

Se possível puxe ou peça ao guia (piloteiro) para puxar o barco para o centro do lago ou do rio.

Esteja com o seu equipamento em condições de fisgar o peixe que você se propôs a pegar. Quando o pescador vê o bruto saltando ou tomando linha, e ele se lembrar que todo o equipamento está subdimensionado, ele começa a tremer... Caso ele mantenha a calma, o cuidado, e use a inteligência, ainda sim, poderá embarcar o peixão.

Quase sempre, o ato de “ferrar” firmemente o peixe, pode causar o rompimento da boca do mesmo ou ainda da isca escapar simplesmente por não estar bem fisgado.

Procure mais “firmar” a vara e fazer com que o peixe se fisgue sozinho. Funciona na maioria das vezes.

Muito cuidado na hora de embarcar o peixe, ali já na borda do barco. Tente levar o peixe, ainda dentro da água, para um lugar mais raso e sem estruturas. Esteja com o seu puçá e/ou alicate de contenção em condições.

Essas são recomendações básicas que poderão ajudar, e muito, você e o seu parceiro a manter a calma e embarcar os grandes peixes.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Pesca, no dia 17/07/2015




Comente esta Coluna