Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 18° Agora: 23° Quinta, 28 de Março de 2024 Dólar agora: R$ 5,004 Euro agora: R$ 5,400
Pesca


Nove dicas para pesca noturna



Pescar é bom ? mas não é todo mundo que sabe! Sob a luz do dia, tudo é mais fácil. Mas com o cair da noite, a visão já não é a mesma, bem como muda toda a atenção dos bichos e o movimento das águas. Quem gosta de fazer isso durante a noite defende que essa é a hora em que os peixes estão mais calmos e vulneráveis. Já peixes de bigode, que possuem funções táteis, ficam em lugares profundos e escuros de dia, mas, à noite, estão sempre mais à beira para caçar. Já outras espécies, como o dourado e o bagre, que são mais lentos, preferem sair à noite para caçar. Para te ajudar nesta missão, separamos algumas dicas para você pescar à noite.
1. Coloque um prendedor de som na vara - em lojas especializadas é fácil encontrar um grampo com dois sininhos presos nele, tipo aqueles de coleira de gato. Conhecido como ?sino para vara?, este objeto vai fazer barulho toda vez que um peixe morder a isca, facilitando a sua percepção e dando o sinal cada vez que você tiver que puxar a corda. Mas se quiser improvisar com uma outra campainhazinha e um pregador, também vale!
2. Use uma luzinha - alguns sinos de vara já vêm com uma pequena luz, que acende assim que você aciona o botão e logo já se encaixa na vara. Isso é importante para você encontrar seu equipamento facilmente, bem como não perdê-lo de vista. Aqui é mais difícil de improvisar e se você mesmo assim fizer uma ?gambiarra?, pode acabar se prejudicando, por conta do rendimento da bateria da luz. Ou seja, cuidado!
3. Fishing light - o nome que vem do inglês faz referência a um acessório - um bastãozinho que acende e fica preso à boia por onde você deve passar a linha de pesca. O interessante aqui é que ele não utiliza energia para iluminar. Basta quebrar o pequeno bastão e, quimicamente, uma luz se acende - tipo mágica, mesmo! (É como aquelas pulseiras neon distribuídas em festas e casamento). Boias luminosas também são uma opção, principalmente para a pescaria de peixe-espada.
4. Ilumine tudo - ilumine todos os apetrechos que você vai utilizar. E, principalmente, o lampião a gás, que pode acabar por algum motivo e assim será fácil de você achar. Para isso, você pode usar diversos tipos de lanternas. As de cabeça com LED podem ser mais úteis pela luminosidade e economia, ficando acessa por até  120h. Além disso, são mais baratas.
5. Use repelente - apesar de você abdicar aqui do uso de protetor solar, não se esqueça do repelente! À noite, os mosquitos não dão trégua e você não os enxerga. Portanto, é importante passar e, se possível, repassar o produto, bem como usar calça e blusas compridas. Assim você fica longe de pernilongos, borrachudos e, claro, do Aedes aegypti.
6. Transporte tudo junto - procure colocar tudo o que você vai precisar em uma só mochila fechada ou sacola. Assim não corre o risco de você perder nada no breu.
7. Utilize fitas adesivas - além das luzes, fitas adesivas fluorescentes podem quebrar um galho! Você pode colocar em todos os seus pertences, bem como no barco. E não se esqueça de colocar nas embalagens de comida - assim você também não corre o risco de perder a marmita e ficar com fome! Na vara, coloque da metade até a ponteira da vara para vê-la melhor. Mas sempre que possível utilize lanterna de cabeça ou manual para iluminar na hora de iscar o anzol ou mesmo visualizar o movimento da vara.
8. Leve lanterna ? e fogo - essa dica pode ser um tanto quanto óbvia. Foi por isso que a deixamos para o fim. Mas pode ser que você se esqueça. Então é importante se lembrar de levar sempre lanternas, pilhas, baterias e outras luminárias, bem como velas e lampiões e isqueiros ? e fósforos. Quanto mais você se prevenir, aqui melhor!
9. Pesque com segurança - um dos principais fatores que devem ser observados antes de embarcar em uma aventura de pesca noturna é a segurança do local. Para não ficar totalmente desprotegido e vulnerável, prefira sempre ir acompanhado. Convide um grupo de amigos, prepare o cooler e boa festa! (Com informações do site Pesca Alternativa).



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Pesca, no dia 02/08/2018




Comente esta Coluna