Educação


O novo ensino médio (parte 2)



O Novo Ensino Mdio, a oferta de lngua portuguesa e matemtica ser obrigatria, ano a ano, durante os trs anos do ensino mdio. As demais disciplinas da Base Comum podero ser ministradas conforme determinao das redes e das prprias escolas. Em 20 anos, os jovens que esto concluindo o ensino mdio no Brasil esto aprendendo menos portugus e matemtica. Essa apenas uma das constataes preocupantes registradas nos ltimos estudos apresentados sobre a situao da educao no pas.

No resultado do Sistema de Avaliao da Educao Bsica (Saeb) de 2015, o desempenho foi de 267 pontos em lngua portuguesa - uma reduo de 8% em relao a 1995, quando a nota foi de 290 pontos. Em 2015, os alunos obtiveram uma proficincia mdia em matemtica de 267 pontos, quando em 1995, a pontuao foi de 267. Diversificao ? Em todo o mundo, o ensino mdio altamente diversificado e permite um amplo espectro de opes de estudo e formao para os estudantes, ao mesmo tempo em que procura assegurar os aspectos mais gerais da educao que se inicia no ensino fundamental e deve ter continuidade no nvel mdio at os 15 ou 16 anos de idade.

?Assim se organiza o ensino mdio em pases como a Austrlia, Frana e Inglaterra, que definiram uma base comum de formao geral que garanta o aprendizado das competncias e conhecimentos essenciais para todos os estudantes, permitindo, depois da escolaridade obrigatria de 10 ou 11 anos de durao, a diversificao da oferta sem impedir a continuidade de estudos no futuro?, apontou Mendona Filho. Em todos os casos, a diversificao do ensino mdio pode ocorrer dentro de cada escola ou em escolas especializadas, ou mesmo por meio de uma combinao e articulao entre elas.

Formao ? O Novo Ensino Mdio trata da oferta de uma alternativa de formao mdia de nvel tcnico e profissional. Nessa proposta, essa formao dever ocorrer dentro do programa escolar regular, que hoje s possvel nas escolas de tempo integral. Com isso, ser possvel que os jovens continuem desenvolvendo as competncias gerais que fazem parte da base comum e possam se dedicar a atividades de cunho mais prtico e aplicado, desenvolvendo competncias especficas em reas profissionais, capacitando-se para o trabalho qualificado, e continuem os estudos em nvel superior, em cursos tecnolgicos e superiores, em uma etapa seguinte.

? importante ressaltar que a opo pela formao tcnica profissional ? cursos tcnicos nas reas de servios, sade, indstria, agricultura e outros ? proposta no novo modelo, deve corresponder parte da flexibilidade do currculo do novo ensino mdio?, explicou o ministro. O requisito bsico mais importante, alm da parte comum da Base Nacional Curricular, a exigncia de um componente prtico, na forma de atividades supervisionadas realizadas no setor produtivo ou em ambientes de simulao.

Cenrio ? O Ensino Mdio no Brasil tido como principal desafio da educao brasileira. Os resultados do Ensino Mdio no ndice de desenvolvimento da educao bsica (Ideb) 2015 revelam que o pas est estagnado, de acordo com as ltimas quatro avaliaes, em um patamar abaixo da meta desejada. E que apenas duas redes estaduais ultrapassaram a meta prevista. Alm disso, o pas ainda tem 1,7 milho de jovens, de 15 a 17 anos, fora da escola.

De cada cinco jovens de 15 a 17 anos que ainda no concluram o ensino mdio, trs esto matriculados nesta etapa, um ainda est no ensino fundamental e um est fora da escola. O modelo de ensino integral proposto j foi alvo de vrios estudos que demonstram que o impacto em proficincia e fluxo bastante relevante. Ele foi inspirado na experincia exitosa de Pernambuco, onde cerca de metade da rede de ensino mdio integral.

Este o Brasil que temos. No pode ser o pas que queremos. Pode?

 

Fonte: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/39691 . Acesso aos 03/07/2018.

 

Mestre pela UFSJ

Eleito membro da Academia de Cincias e Letras

Contato: joseantonio281@hotmail.com



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Escrito por Educação, no dia 19/07/2018




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