Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 25° Quarta, 24 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,139 Euro agora: R$ 5,488
Pesca


Pesca terá um 2015 sombrio na região e na bacia do São Francisco



As previsões para a pesca na região de La­faiete no segundo semestre de 2015 são som­brias, segundo avaliação feita por pescadores, amantes da natureza e especialistas no assunto. A falta de chuvas do ano passado e a pouca movimentação pluviométrica desse ano, provocarão danos irreversíveis à natureza e uma seca ainda mais intensa do que a do ano passado. Com isso, a escassez de peixes, principalmente lambaris, piaus, matrinxãs, corimbás, dourados, entre outros, será sentida por vários anos.

Ao contrário de anos anteriores, já não é possível mais pescar lambaris em rios próximos a Lafaiete, casos do Paraopeba, Piranga, Guarará, Brumado, Vermelho, Elvas, Mortes, entre muitos outros. A pouca vazão, associada à pesca predatória, estão dizimando os cardumes, muito comuns nesses cursos d’água. Além disso, o esgoto industrial e doméstico do Alto Paraopeba e Vale do Piranga são despejados praticamente sem tratamento nas águas desses rios, provocando sérios danos à vida aquática. 

Acostumado a pescar lambaris na região, o jornalista Luiz Fernando de Andrade, do Jornal CORREIO, esteve, durante a semana, no rio Brumado, que nasce na tríplice fronteira entre Lagoa Dourada, Resende Costa e Entre Rios de Minas. Esse rio sempre foi caudaloso e muito bom de lambaris, mas o quadro atual é de desolação. Além do sumiço geral dos peixes, o rio está com menos da metade de sua vazão em ple­no julho, no início do período seco, quando as chuvas ainda caem, mesmo parcialmente. A julgar pela situação, o Brumado deve secar parcialmente quando outubro chegar. “É uma situação das mais dramáticas e jamais presenciada por mim”, disse Luiz Fernando, preocupado com o que viu. Segundo ele, a água está acabando e as pessoas ainda não se deram conta disso. “Vive­mos uma situação dramática em termos de água. É preciso que as pessoas saibam disso e passem a consumir menos, economizar, por que senão todos vão ficar sem água, inclusive os poucos peixes que restam”, finalizou Andrade.

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Pesca, no dia 07/07/2015




Comente esta Coluna