Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 17° Agora: 17° Quinta, 18 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,233 Euro agora: R$ 5,583
Pesca


Pescaria no Teles Pires rende troféus



Atendendo ao convite de um grupo de amigos de Juiz de Fora, retornei ao rio Teles Pires. Pescamos lá em agosto do ano passado, em um rancho situado em uma ilha, poucos quilômetros abaixo da Usina Hi­drelétrica de São Manoel. O rancho, de estrutura bem simples, oferece conforto suficiente para cinco dias de pesca. Este ano, repetimos o local e mudamos o mês para abril.

O acesso até a ilha não é muito fácil. Par­tindo de Alta Floresta, viajamos cerca de 160km em estrada de terra que, nesta época, não está em boas condições devido ao grande volume de chuva - algo atípico para o período - até um porto improvisado às margens do Rio São Benedito. Daí, descemos de barco por cerca de 1h30 até a foz do São Benedito para, então, entrarmos no Teles Pires. A partir daí, foram mais 30 minutos, fechando em um total de 5h de Alta Floresta até a ilha.

Encontramos um rio bem diferente daquele do ano passado. Rio muito cheio, com vá­rios períodos de chuva durante o dia, trazendo a previsão de uma pescaria mais difícil. E a previsão se confirmou: o número de ações foi menor. Porém, com paciência e persistência, conseguimos fisgar bons exemplares. Foram muitos jaús de médio e grande portes, piraíbas de bom tamanho, chegando a dois exemplares com medida de 150 cm, grandes barbados, muitas cachorras largas, além de corvinas e matrinxãs.

Quem não deu as caras este ano foram as pirararas, sempre em grande quantidade no Teles Pires. Acredito que estavam mais encostadas, atrás dos peixes menores, visto que o rio estava fora da caixa, invadindo a floresta. Apesar das dificuldades, após 5 dias inteiros e intensos de pescaria, ora debaixo de chuva, ora debaixo de sol forte, todos saíram satisfeitos. Todo mundo pegou e soltou, pelo menos, um grande troféu.

Terminado a aventura, hora de voltar para casa, com a consciência tranquila por não termos matado nenhum peixe: todos foram de­volvidos para o rio. Teles Pires, espero te encontrar novamente em 2019.

 








Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Pesca, no dia 30/04/2018




Comente esta Coluna