Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 18° Agora: 22° Quinta, 28 de Março de 2024 Dólar agora: R$ 4,986 Euro agora: R$ 5,387
Pesca


Esgoto no Ventura Luiz mata tilápias de grande porte



Chamou a atenção de moradores e ambientalistas a quantidade de peixes mortos que foram encontrados no rio Ventura Luiz, nos bairros Sagrado Coração de Jesus (zona leste) e Progresso (região sudeste).  No domingo, dia 7, o consultor e professor Ricardo da Rocha Vieira, conhecido como Pardal, e a veterinária Carla Sássi foram ao local para averiguar a situação.

Durante a apuração, os ambientalistas conseguiram identificar a espécie: “Na ponte da rua Josefina Martins, nós encontramos alguns exemplares mortos e se tratavam de tilápias, de médio a grande porte. Não são peixes de Piracema, de subir rios para a desova, considerando também que esse período já passou”, informou. Pardal explicou que se trata de uma espécie adaptada a determinados ambientes, mas, no local onde os peixes foram encontrados a qualidade da água é a pior possível, devido ao alto volume de esgoto sanitário.

O ambientalista também destacou a situação de escassez no rio: “A pouca quantidade de água não consegue diluir o alto volume de esgoto, causando uma desoxigenação da água e os peixes não resistem. Em um ambiente tão poluído, a morte dos peixes não é nenhuma surpresa”, disse, afirmando que não visualizou nenhum lançamento de resíduos químicos a olho nu.

Segundo Ricardo, na altura da rua Cristovão de Sena, bairro Progresso,  a situação do rio é ainda mais grave:  “A água estava com um tom cinzento, chegando a ficar esverdeada. Uma verdadeira calamidade, devido ao lançamento de esgoto sanitário”, conclui.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Pesca, no dia 22/06/2015




Comente esta Coluna